Sabemos que os professores são o fator determinante da aprendizagem do aluno na escola. No entanto, milhões de educadores em todo o mundo têm administrado a natureza mutante do ensino e da aprendizagem sem ter um desenvolvimento profissional eficaz.
Também sabemos que, quando usada de maneira adequada, a tecnologia pode ser aproveitada para melhorar o acesso, a participação, o envolvimento, a criação e a aplicação de novas habilidades na sala de aula. À medida que saímos da pandemia da COVID-19, precisamos investir em maneiras práticas para melhorar e apoiar continuamente a formação profissional. Mas, com tantos programas disponíveis, como sabemos quais têm o potencial de causar um impacto sustentável?
Para responder a essa pergunta, o site HundrED, em parceria com o Banco Mundial e o apoio da Global Partnership for Education (GPE), lançou “The Teachers for a Changing World Spotlight” (“Mapeamento de professores para um mundo em mudanças”, em tradução livre), uma campanha global para identificar programas que usam a tecnologia de maneira eficiente para alavancar a carreira profissional.
Mais de 400 programas de 80 países enviaram suas inscrições à plataforma HundrED, um recorde no site para projetos nesse formato. Após um rigoroso processo, foram selecionados 10 programas que utilizam soluções de alta ou baixa tecnologia para envolver, motivar e apoiar os professores. Para saber mais sobre os projetos, acesse o estudo completo clicando aqui.
Conheça as iniciativas escolhidas para o “Mapeamento de professores para um mundo em mudanças”:
Comunidad Atenea, iniciativa da Fundação Varkey (Argentina) Rede social gratuita para o desenvolvimento profissional de professores latino-americanos com base na aprendizagem colaborativa.
Inspiring Teachers: Peer Coaching Platform (Reino Unido) Ajuda escolas e líderes, aproveitando a mentoria entre pares para dar a cada professor o apoio de que precisam para evoluírem suas capacidades de boas a ótimas.
LeadNow! (Quênia) Projetado para ambientes de baixa tecnologia e poucos recursos, utiliza treinamento remoto e ferramentas de mentoria para equipar os professores com novas competências e mentalidades de que precisam para apoiar a realização e o bem-estar do aluno frente aos desafios atuais da educação.
OneSky for all Children (China) Treina comunidades e cuidadores por meio de uma abordagem inovadora de aprendizagem combinada para fornecer cuidados nutritivos e educação infantil de qualidade, revelando o potencial de crianças vulneráveis na China, Vietnã e Mongólia.
PerformEd (Egito) Acelera a produtividade da aprendizagem ao capturar a aprendizagem relacionada ao mundo real, proporcionando retorno avaliativo instantâneo aos professores.
ProFuturo Educação Digital (Espanha) Um programa inovador de educação digital promovido pela Fundación Telefónica e a Fundação la Caixa para reduzir a desigualdade educacional no mundo, melhorando a qualidade da aprendizagem para milhões de crianças que vivem em ambientes vulneráveis da América Latina, Caribe, África e Ásia.
Puentes Educativos (Chile) Oferece oportunidades iguais, aprendizado profundo e desenvolvimento local por meio de práticas pedagógicas colaborativas, metodologias que promovem o desenvolvimento de habilidades do século 21 e a participação da comunidade.
Teach2030 (Reino Unido) Cursos de desenvolvimento profissional digital contextualizados e fáceis de usar, que auxiliam professores que trabalham nos ambientes mais desafiadores do mundo para ensinar melhor.
Tu clase, tu país (Chile) Organização sem fins lucrativos, entusiasta da revalorização da profissão docente na América Latina por meio de uma estratégia de desenvolvimento profissional personalizado, colaborativo, ligado à prática no contexto de atuação e ao longo da vida, que combina experiências de aprendizagem presencial e virtual.
Global School Leaders (Índia) Fornece desenvolvimento profissional para líderes escolares, combinando mentoria, workshops participativos e intercâmbios de pares para transformar a administração escolar e melhorar a aprendizagem dos alunos.
5 principais lições sobre como apoiar professores a partir das 10 inovações selecionadas:
1. Projete com o usuário em mente – se deseja garantir que seus usuários integrem sua solução à prática diária, você precisa entender suas necessidades, seu contexto, seu nível de conectividade e seu conhecimento digital.
2. Use a tecnologia existente, sempre que possível – se os professores já estiverem usando telefones celulares em sala de aula, pense em como sua solução poderia utilizar essa tecnologia existente antes de investir em algum complemento novo e caro.
3. Dê aos usuários opções sobre como acessar o conteúdo – tente incorporar maneiras diferentes para que os professores possam acessar o conteúdo usando opções de alta e baixa tecnologia.
4. Treine os usuários sobre como usar a tecnologia – a tecnologia só pode melhorar os resultados de aprendizagem se os professores forem treinados para usá-la.
5. Certifique-se de que a tecnologia permite, mas não impulsiona o desenvolvimento profissional dos professores – Pense primeiro nos resultados que você espera alcançar e, em seguida, como a tecnologia pode ajudá-lo a alcançar esses resultados de forma mais eficaz.